Estamos na rua mais antiga da capital

Aqui no Açores Flat Design você tem o privilégio de hospedar-se na rua mais antiga de Porto Alegre. A Rua dos Andradas, antigamente denominada Rua da Praia, recebeu seu primeiro calçamento em 1799, e hoje representa uma das principais vias de comércio e varejo da capital.

A Rua da Praia existe desde a fundação da cidade, sendo aquela que corria exatamente à margem do Canal dos Navegantes (Delta do Jacuí) defronte ao antigo porto de Viamão (atual local do Cais Mauá), onde primeiro se estabeleceu uma colônia de povoamento na área da futura Porto Alegre. Na Rua da Praia se construiu a primeira igreja da cidade, a hoje desaparecida Capela de São Francisco das Chagas. Em sua extremidade oeste foram, desde cedo, erguidos os arsenais da Marinha e os Armazéns Reais, numa época em que as casas da rua ainda eram cobertas de palha.

Todos os viajantes estrangeiros que visitaram Porto Alegre no século XIX se referiram à Rua da Praia em termos elogiosos. Auguste de Saint-Hilaire a descreveu em 1820 como “extremamente movimentada (…) com lojas muito bem instaladas, de vendas bem sortidas e de oficinas de diversas profissões”. Em 1858, o alemão Avé-Lallement fala dela como possuindo “casas muito majestosas de até três andares”, o que atesta seu rápido desenvolvimento.

Compartilhar:

Deixe uma resposta